sábado, 9 de julho de 2011

Museus, museus, museus!

Pense num assunto aleatório. Pode ser qualquer um, qualquer um mesmo. Pensou? Bem, é provável que em Londres exista um museu sobre isso!

Existe o museu de design, o museu de ciência, o museu sobre Freud, o museu da infância, o museu das guerras imperiais, o museu das guerras não-imperiais. O museu do Egito. O museu do tempo, em Greenwich. O museu do mundo, também chamado de British Museum. O museu da moda. O museu das pinturas grandiosas e também o museu dos retratos. E, pasmem! Até um museu sobre Londres mesmo. E, você pode apostar, todos ou pelo menos quase todos podem ser visitados gratuitamente.

A foto, meio mal tirada, é da fachada do Museu Geffrey, escondido nos rincões do East End londrino. Museu de história interessante; originalmente era um casarão construído por um ricaço, para servir de alojamento para famílias pobres, numa área que na época era basicamente uma favela. Com o tempo, e depois dos bombardeios dos nazistas, a área foi sendo modernizada, e hoje é um dos bairros mais "moderninhos" da cidade.

E então o casarão de Sir Geffrey virou um museu de decoração de interiores. Parece esdrúxulo, eu sei, mas é fascinante. Você começa visitando uma sala-de-estar do século XVI e, aos poucos, descobre como os móveis, as texturas, as cores vão mudando ao longo dos séculos. Descobre que a cozinha costumava ser no subsolo, que os banheiros eram nos fundos da casa, e que o grande modismo no século XIX era ter tudo bem simples e austero, o que viria a ser o oposto na década de 1930.

Enfim, mais um dos excêntricos e adoráveis museus londrinos. E olha que eu nem gosto de decoração :-P

Um comentário:

Analu. disse...

Londres q me espere então. Amiga, é qse certo q eu apareça aí em Outubro. Será? Será? Serááááá??? *Meu sonho* Daí a gente vai se ver!!!Wow!E vc me dá dicas dos melhores museus e baladas. (Será só uma semaninha, mas ainda sim XP)