terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Viena dos meus sonhos

Na escola, a minha matéria preferida era história. E, dentre os tópicos de história, o meu preferido sempre foi a Primeira Guerra Mundial. A que mudou tudo. A que industrializou a guerra. A que acabou com a época da inocência, a "belle epoque".

Lembro-me de, na infância, ficar intrigada pelos desdobramentos que resultaram na deflagração da Primeira Guerra. O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro. Um império imenso, pulsando no coração da Europa, juntando etnias extremamente díspares sob o domínio da mais tradicional e influente das famílias reais, os Habsburgos.

Lembro-me de, criança, deitada na cama, olhando o teto e imaginando a capital desse império perdido, no seu auge no século XIX. Dentre neve, prédios imponentes, museus, óperas, casacos de pele e o som da valsa, a rodopiar, a rodopiar...

Viena já foi o centro do mundo. Foi lá que os grandes poderes juntaram os cacos resultantes das guerras napoleônicas. Foi lá que o destino e o mapa da África foram traçados. E foi lá, na mesma Convenção em 1815, que Portugal deu-se conta de que tinha perdido a voz e a vez como um dos grandes poderes coloniais. A independência do Brasil foi consequência.

Tudo isso pra dizer que conheci, e não conheci, Viena. Estive lá, e sim, fiquei maravilhada com arquitetura imponente, a elegância das suas ruas, a riqueza de detalhes e de história em cada esquina, em cada museu. Fiquei maravilhada com os tradicionais cafés, os doces vienenses, e a linda iluminação noturna.

Mas o tempo todo, senti-me como se Viena me escapasse. Tão majestosa, impregnada de cultura, e o tempo curto da viagem escorrendo-me pelos dedos. Queria ver muito mais, queria experimentar muito mais, desvendar-lhe muito mais mistérios e histórias. Por isso, apesar de muito feliz, também me senti muito frustrada.

Viena, isso não fica assim. Definitivamente, definitivamente, nos veremos de novo.

Para ver fotos de Viena, clique aqui.

8 comentários:

Mila disse...

Que bom e que pena.
Mas sem dúvida Viena te verá novamente.
Mais uma vez, por aqui.

Sandra Pacheco disse...

Texto lindo, fotos lindas, sonhos lindos.
Beijo saudoso.

Eliana de Morais disse...

Adorei o texto e as fotos. Lindíssimas. Está me saindo uma excelente fotógrafa! Beijos.

scha-chan disse...

Você escreve muito bem, acho que fiquei com inveja...
Adorei seus textos com um misto de poesia no ar =)
Você aprendeu tudo isso durante a viagem ou estudou sobre antes e depois da viagem?

Taciana disse...

Viena sempre esteve na minha lista, mas me escapou! Ainda preciso matar esse desejo de conhecê-la :)

Analu. disse...

Olha que fantástico!! Outro lugar que eu tmb TENHO que ir!!! Saudades amiga!

Youkai Sanseru disse...

Assim fiquei com vontade de fazer um tour pela Austria, e deixar Alemanha para outro ano rsrs

Leo Maia disse...

Adorei o texto, Livinha! Final de outubro estarei em Londres por alguns dias, viu? Te aviso com detalhes mais pra frente. Bjos!