quarta-feira, 27 de maio de 2009

Old York, old York


A Inglaterra é um país antigo. E York é uma cidade mais antiga ainda. Foi fundada pelos romanos, em 71 DC. Depois passou pelas mãos dos Vikings, Anglo-Saxões e dos Normandos. Depois que tudo isso junto virou o que hoje chamamos de Inglaterra, York se tornou uma das fortalezas medievais mais poderosas e impenetráveis do país. A Casa de York era tão forte, mas tão forte, que entrou em guerra para tomar o poder e governar tudo. Esse episódio entrou para a história inglesa sob o nome de Guerra das Rosas (1453-1487).

Então York é isso: muros medievais, brasões, torres de pedra, ruas com nomes arcaicos e suas casas de tijolos vermelhos. E, claro, York Minster, a belíssima catedral gótica que pode ser vista de onde quer que se vá na cidade. A impressão que se tem, olhando para esse cenário, é de estar na Inglaterra do Rei Arthur, e que a qualquer momento irão aparecer soldados de armadura partindo para as Cruzadas.

No entanto, nada poderia estar mais longe da York atual do que clima de guerra. O que se tem no centro da cidade são uma infinidade de casas de chá e lojinhas charmosas, jardins, cafés, pubs tradicionais, áreas verdes... É uma cidade calma e ao mesmo tempo vibrante, e passeando despreocupadamente por aquelas ruas milenares e aconchegantes, é impossível não pensar na ironia do destino: A velha York é basicamente o oposto de Nova York, a cidade que foi batizada em sua homenagem no outro lado do Atlântico.

PS- Para ver todas as fotos de York, clique aqui.

6 comentários:

Gilson disse...

Parece mesmo ser uma cidade bem legal. Ainda mais com a sua presença. XD
Deve ser muito bom passear por estas ruas num domingo de nuvens claras... hehe. Já que o sol não ajuda.

Loren disse...

Que cidade linda! *_*
E q catedral... Espetáculo!

:**

Eliana disse...

Binha, amei! Que cidade linda e que história. Muitas saudades. Contando os dias. Beijos.

Analu. disse...

Uhú! Que bom ter textos seus de novo! Que saudades suas amiga! Noooos, demais da conta ^^ Espero que tudo esteja bem aí e que vc esteja se cuidando direitinho. York parece ser mesmo um lugar lindo. Ainda vou visitá-lo ^^ bjos querida e se cuide bem ^^

Lôra disse...

Amei as fotos, Lica!
Lindíssimas!
Vc as tirou?
Amei a graminha verde e as flores na foto que mostra os muros!
Amei o texto também!
Tô ficando craque em Inglaterra por causa desse blog! :D
beijos mil
fica com Deus e aproveita!
sucesso!

Anônimo disse...

Liv-chan! \o/
Acho que é a primeira ou segunda vez que comento em seu blog renovado... Seus textos continuam ótimos, parabéns! Até dão vontade de conhecer a Inglaterra! XD Adorei a comparação de York e Nova York!
Saudades de você!
Beijinhos,
Sá-chan.