quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Escócia, ainda.

Ganhei de presente de aniversário um tour pela Escócia. Pra vocês verem como é um país pequeno, deu pra praticamente ir de uma ponta a outra em um dia. Foi corrido, claro. E cansativo. Mas que lindo. Que linda, a Escócia.

Duas paisagens que me marcaram:

- As Highlands, as Terras Altas escocesas, que é como uma Chapada Diamantina com montanhas mais altas, só que sem pessoas ou cidades. Aliás, a beleza deserta foi o que mais me chamou a atenção; às vezes uma casa aqui ou ali, uma trilha para caminhadas, uma estação de trem abandonada, vestígios tão remotos que parecem pertencer à Antiguidade. Depois eu fiquei sabendo que no passado havia pessoas, milhões delas, que moravam nessas Terras Altas. Só que elas foram expulsas, pra dar lugar à criação de ovelhas. Sabe como é, na época, a lã era a principal matéria-prima da Revolução Industrial... E a essas pessoas, desprovidas da sua terra e do seu país, só restou imigrar pra cantos remotos do Império Britânico. Então o sangue dos Highlanders vive, nas veias dos que hoje se consideram americanos, canadenses, australianos, neozelandeses...


- O Loch Ness. Acho que todo mundo que tem mais de 25 anos deve lembrar daquele filme que passava direto na Sessão da Tarde. Pra ser sincera, foi mais por nostalgia desses boatos dos anos 80 que eu me interessei em ir até o norte da Escócia só pra conhecer o lago ("loch" é o nome escocês para "lago"). E como valeu a pena! E como não pensar, quando se olha para aquelas águas absolutamente negras, que elas não guardam algum segredo de tempos imemoriais? E como não ficar baratinado com a neblina, e com as margens cinzentas, e com a compridez do lago que parece que não acaba nunca? Isso sem falar na profundidade: Estima-se que a distância entre o fundo e a superfície seja mais alta que a torre Eiffel. Não, definitivamente não é surpresa que existam lendas de monstros naquele lugar. E quem sabe? Talvez não seja lenda mesmo...

Bem, meu relato sobre a Escócia termina aqui. Da próxima vez que escrever, é provável que eu volte a falar de Londres ;-)

2 comentários:

Analu disse...

Que máááximo!!! Taí outro lugar que eu quero conhecer mesmo =D Escócia. Bom saber que dá pra fazer em um dia ^^ Hehehhee. Valeu por dividir conosco! Adoro ter idéia spra viajar ^^ BJosss! E que presentao de aniversário, heim? Hhehehee.

Youkai Sanseru disse...

Não será este ano, mas quem sabe no próximo, tb pretendo fazer um tour pela Escócia.