Uma das coisas que mais me chamaram a atenção quando cheguei ao Reino Unido foi a popularidade do vegetarianismo. Quase todos os restaurantes e cafés têm mais de uma opção vegetariana, as revistas de culinária sempre apresentam seções com várias receitas vegetarianas e, nos jornais e em certos círculos sociais, o lobby em favor do vegetarianismo é forte.
Em primeiro lugar, quero deixar claro que falo de vegetarianismo — Se bem que algumas coisas podem ser aplicadas à sua vertente mais radical também, o veganismo.
Bem, quais são os argumentos em favor do vegetarianismo? O argumento da moda é a questão ecológica. Animais demandam espaço e recursos, e por causa disso o aumento da demanda no consumo de carne gera a devastação das florestas, principalmente a floresta Amazônica.
Ora, fico pensando o seguinte: Todos sabem que a carne e outros alimentos derivados de animais são uma grande fonte de proteína. E o corpo precisa de proteína. O problema é, a meu ver, o seguinte: Qual é a alternativa à carne e derivados? Soja e derivados. Só que a soja é tão nociva ao meio-ambiente e às florestas quanto a carne. Em primeiro lugar, porque se trata de uma monocultura. Em segundo, porque a soja também demanda espaço e recursos, e o aumento do cultivo também ameaça as florestas, inclusive a floresta Amazônica. Ou seja, se todo mundo virar vegetariano, as florestas serão devastadas do mesmo jeito.
Fora que, ao contrário da carne, a produção de soja é concentrada em poucos países. Nesse sentido, a soja ainda demanda mais do meio ambiente porque precisa ser transportada através de continentes. Aliás, isso acontece também com certos tipos de frutas e legumes aqui na Europa, que são cultivados e demandam recursos em países tropicais, e ainda precisam ser empacotados e transportados pro outro lado do mundo. Seria muito mais ecológico comer a carne que é produzida no próprio país.
Outro argumento seria a questão da saúde. Vegetarianos seriam mais saudáveis que carnívoros. Será mesmo? Já vimos que substituir a proteína pode ser um problema. Além disso, dá pra ser vegetariano e ainda assim se empanturrar de chocolate, pão e massa. Uma coisa que eu aprendi lendo revistas culinárias é que receitas vegetarianas podem conter mais gordura do que as carnívoras. Já que legumes por si só podem não ter tanto sabor e nem sempre produzem a mesma sensação de saciedade, então a tendência é colocar um monte de queijo, óleo, sal, etc. Vegetarianismo por si só não garante que a alimentação seja variada e saudável.
Não estou aqui condenando o vegetarianismo. Pessoas são diferentes e devem poder escolher a alimentação que melhor lhes convêm. O que penso é que as pessoas estão se focando na questão errada. O importante não é se você come carne ou não. É se você come bem, de forma balanceada e sem excessos. Lembrando que, quanto mais alimentos orgânicos e locais você comer, melhor pro meio ambiente.
Fica aqui o meu manifesto.
E você, o que acha do vegetarianismo?
3 comentários:
É meio que o caso do japão, não? Uma ilha, muita gente, pouco espaço... então, mato cabe mais e produz mais que vacas... conseqüentemente a oferta de carne é pouca... e acaba encarecendo. então ser vegetariano é mais barato que comer carne.
Oi livia,
Vc disse q o argumento da moda eh o da questao ecologica e quais sao os outros? Quem se importa com moda? O gado produzido na amazonia e no resto do mundo devasta uma area gigantesca e a soja tb, acontece q a soja produzida aqui e em larguissima escala em outras partes do mundo eh produzida pra fabricar a racao pra gado e outros animais q virarao carne. A soja produzida pra consumo humano recebe muito mais atencao e cuidado no cultivo, alem de ser em sua grande maioria em menor escala e auto sustentavel, ela emitir muito menos CO2.
Segundo, a carne de soja n seh a unica fonte de proteina, existe a lentilha, todos os feijoes, amendoim, e certos nozes. Por que todo mundo acha q vegetariano so come soja?!? Sera pq a maioria dos carnivoros baseia sua dieta na carne e derivados do leite? E quanto a todas as outras frutas e legumes, verduras, raizes? Proteina eh mais um dos elementos q nossa dieta precisa.
Nao tem absolutamente sentido algum dizer q seria mais ecologico comer a carne produzida no proprio pais?? N eh essa a questao, a questao eh a PRODUCAO, hj muito baseada em lucro e zero em qualidade, ou vc acha q a carne feita hj eh organica, originada de um animal crescido em paz, alimentado de grama originaria do pasto? Qual eh, eles sao entupidos de toxicos, hormonios e outras bombas pra crescerem logo e cairem na faca. Se a producao fosse menor, menos concentrada, auto sustentavel e organica, como a da soja pra consumo humano por exemplo, haveria diversos produtores espalhados pelo mundo, poderia fornecer carne ou oq fosse pra diferentes partes do mundo e n haveria tanta demanda de espaco ou recurso. Alem disso existem hj algumas associacoes de fiscalizacao de solos e de producao em sua maioria de iniciativa vegan ou vegetariana q exigem n so q os animais sejam criados de maneira digna, mas tb o controle da qualidade do solo. As grandes producoes sao as q n ligam pro meio ambiente nem pra qualidade do q vendem, e se elas existem eh q pq permitimos quando consumimos seus produtos.
Quanto a vegetarianos serem ou n mais saudaveis…oras, se a pessoa quer se empanturrar de chocolate, pao e massa, certamente ela n o faz por ser vegetariana. Na verdade ao se tornar vegetariano ou vegan, cria-se uma preocupacao maior com a alimentacao, existe uma grande tendencia de se pesquisar e experimentar os alimentos disponiveis na natureza(q n sao poucos!), a finalidade de cada um, q vitaminas e minerais se encontram neles afim de diversificar a dieta, assim faz-se uma re-educacao alimentar em busca do equilibrio na dieta. Realmente n sei q livros de receitas vc tem lido q recomendem o consumo de sal e oleo irresponsavelmente desse jeito. E quanto ao alecrim, acafrao, louro, tomilho, salvia, pimenta do reino, paprika, urucum, salsa zimbro etc?
Procure pesquisar um pouquinho mais sobre as dietas vegan/vegetariana do ponto de vista n so da saude, mas politico e ambiental tb. Se uma dieta baseada em carne fosse tao benefica pq filosofias tao sabias como budismo, hinduismo incentivariam o vegetarianismo, Pq haveria tantos medicos atualmente recomendando dietas vegan/vegetariana para pacientes com cancer?
Concordo q cada um tem seu direito de escolha de dieta mas desde q esta seja feita com consciencia, conhecimento e responsabilidade, nao eh mesmo?
Vamo marcar um jantarzinho la em casa? Vou preparar uma refeicao vegan deliciosa pra vc q vc vai se saciar sim sim! ;)
Desculpa o comentario gigante, mas espero q tenha te incentivado a se informar melhor sobre esse tema!
Aih vao alguns links pra vc!
http://www.vegan.org/
http://www.britishmeat.com/49.htm
Xx
Barti(vegan!)
Barti, muito obrigada pelo seu comentário! Realmente, meu conhecimento sobre vegetarianismo não é muito profundo e nem especializado, vem de publicações mainstream como as revistas de culinária Sainsburys e Delicious, o jornal The Guardian, etc. O que me incomoda não é o vegetarianismo em si, mas a forma rasa e simplista como essas publicações e certos setores da sociedade tratam a questão. Por exemplo, ter um artigo falando que a carne é o demônio e logo depois ter uma seção de dez páginas com "Aprenda a fazer bolos de chocolate" ou algo do tipo. As senhorinhas que enchem a boca dizendo que são mais saudáveis pq são vegetarianas e depois se acabam nos muffins e cheesecake (já vi isso acontecer várias vezes, quando eu trabalhava no café). Mas claro, isso não tem nada a ver com a discussão que vc levantou, essa sim muito importante, da busca pela sustentabilidade e diferentes formas de nutrição. A única ressalva que eu faço é que no Reino Unido existem empresas que vendem carnes produzidas no próprio país e de forma sustentável, como o açougue Ginger Pig e a East London Company. Contudo a maioria das pessoas compram carne do supermercado que vem de não sei de onde, só pq é mais barato. Mas é a mesma coisa com frutas e legumes né? O povo prefere comprar no supermercado ao invés de dar uma força pra feirinha local... Quanto ao jantar, olha que eu aceito, hein? ;-)
Postar um comentário