segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bilbao, a Espanha que não é Espanha

Bilbao foi onde pisei pela primeira vez em solo espanhol. Quer dizer, Espanha, apenas oficialmente, já há alguns séculos, mas sem convicção, pois Bilbao é a capital do seu próprio país, o País Basco. País esse que sobrevive em tudo, menos em nome.

A etnia basca, com sua língua cheia de consoantes e acentos improváveis, ninguém sabe de onde veio. Não são parentes de povo nenhum da Europa. O que se sabe é que, muito antes da Espanha ser Espanha, já existia o País Basco. Naquela trincheira verde e montanhosa no norte da Península Ibérica, fazendo negócios e prosperando. E tentaram dizimá-los, proibiram a sua língua, mas qual o quê. A impressão que dá é que a Espanha vai passar, e o País Basco vai ficar.

Fiquei apenas algumas horas em Bilbao. Vi a fachada do belíssimo Museu Guggenheim, passeei um pouco à beira do rio. Andei até a Cidade Velha, com suas ruas escuras, que ainda guardam uma pesada e, por isso mesmo, encantadora atmosfera. E, mesmo que por algumas horas, amei Bilbao, tão exótica e ao mesmo tempo tão familiar, com seus ares de metrópole sofisticada e europeia. Sim, europeia. Mas espanhola, não.

Para ver fotos de Bilbao, clique aqui.

4 comentários:

Mila disse...

seu blog é um pedaço de você, lindão.
saudades de tu e dos ares londrinos.
beijo Lí!

Eliana de Morais disse...

Binha, amei o texto e as fotos! Saudades. Beijos.

Marco Pacheco disse...

Bi, saudades de suas postagens. As fotos estão lindas e o texto, leve e conciso!
Beijos,

Youkai Sanseru disse...

O norte da Espanha não cheguei a conhecer, mas Bilbao é um dos lugares que pretendo em breve visitar.