quinta-feira, 13 de novembro de 2008

London and The City


Uma vez eu li que um dos sinais de que você se tornou um legítimo morador de Londres é quando alguém fala "The City" e você sabe do que a pessoa está falando. Não se trata de nenhuma cidade oficialmente existente no mundo. A "City" dos londrinos é uma cidade dentro da cidade, é o passado que se desdobra no presente.

Trata-se da área original da cidade de Londres. Antes do Palácio de Buckinham, antes dos jardins de Kensington e do British Museum, antes do Madame Tusseau e de todas as atrações turísticas de que você já ouviu falar.

Da época em que Londres era um entreposto comercial fundado pelos antigos romanos à beira do rio Tâmisa, uma cidadela fortificada que tinha por seu símbolo o grifo, este que você pode ver na foto. Um "labirinto roto" que pegou fogo e se reconstruiu várias vezes até tomar as feições modernas e exuberantes de hoje.

Mas o principal não mudou. Ao longo dos seus séculos de existência, a "City" de Londres continua tendo o mesmo significado: dinheiro. É ele o que faz o coração de Londres pulsar, em cada rua, em cada esquina, vê-se os mercadores de dentes sujos agora travestidos de altos executivos, as antigas casas comerciais agora se dizem grandes bancos, tudo é tão moderno e ao mesmo tempo tão antigo.

Se bem que a City hoje em dia divide o seu papel de centro financeiro com uma outra área mais ao sul, que por acaso é o lugar onde eu trabalho: Canary Wharf. Mas isso é assunto pra outro post...

5 comentários:

Gilson disse...

Lívia é cultura, cada vez mais mostra a pessoa especial que ela é e sua excelente capacidade de se expressar, como agora, falando da cidade onde mora atualmente.

Beijos

Anônimo disse...

Muito interessante essa comparação de passado e futuro, Liv-chan.. Até pq é algo que eu adoro fazer.. Fascinante, não? ^_^

Anônimo disse...

Nossa, há qto tempo não passo aqui, heim? Nem sabia q vc tava postando tanto amiga...Mas enfim, sobre o texto...cara, meu sonho é conhecer Londres e essa fala do The City, vc descreveu tao bem...que caso eu tenha a oportunidade de visitar Londres vou prestar bem atenção nesses contrastes entre passado e futuro. Se cuida amiga ^^
Bjos

Anônimo disse...

muito bom esse texto!
amei!
me senti até em londres, passeando por todos esses lugares que citou (mesmo sem nunca ter ido aí).



lilica linda que eu amo, amei esse blog!!! Virei sempre aqui ler seus textos que sempre foram e são maravilhosos!
Fica com Deus

Ismar Nascimento disse...

Oi, Livia!Parabéns pelo blog, muito bem escrito. E espero que, um dia, saia um livro daqui. Bjo!